"Estamos na época de não sermos colonos: o Brasil é um império constitucional; a mais viçosa vergôntea da Casa de Bragança é o seu primeiro imperador"jogo do tigrinho modo demo, escreveu o homem que deu nome ao largo do Arouche em 1823, um ano após Dom Pedro 1°, a viçosa vergôntea (ramo), declarar a independência do país.
fortunetigerA essa altura, o advogado, militar e futuro primeiro diretor da faculdade de direito da São Francisco José Arouche de Toledo Rendon já tinha 67 anos. Sua morte, onze anos depois, logo decretaria o loteamento de sua chácara, que incluía boa parte da atual região central da cidade, como a praça da República, a vila Buarque e o largo do... Arouche.
A essa altura também, caso a inferência do botânico Ricardo Cardim esteja correta, nascia o chichá que dominaria aquela praça por dois séculos —com seus 30 metros de altura— e que veio ao chão —derrubado por chuva e ventos— na quarta-feira da semana passada (12).
"Duzentos anos é uma aproximação. Pode ter 210, 230, 300. Pelo porte, eu acredito que seja em torno dos 200 anos", afirma Cardim, que iniciou um livro (não concluído) sobre a vegetação original da cidade de São Paulo em 2007. Nessa pesquisa, ele identificou as árvores mais antigas da cidade, e o chichá figurava em terceiro lugar. Em 2012, ele escreveu na Folha sobre o tema.
jogo fortune tigerNa opinião dele, a árvore não foi plantada, apenas ocorreu de nascer ali nas terras do José Arouche, com a semente levada pelo vento, a exemplo de outros chichás da cidade, como alguns no parque do Trianon e outros no Jaraguá. "É original da mata atlântica", ensina.
Outro estudioso, porém, o pesquisador Douglas Nascimento, do site São Paulo Antiga, diz acreditar que o chichá foi plantado. "Isso é porque não achei outros na região. Na praça da República, por exemplo, não encontrei nenhum", afirma ele.
TigrinhoApostas Esportivas Online - ZA9BET.Bet Aposta OnlinePlantada ou não, o fato é que nasceu ali, por volta da época da independência, quando São Paulo tinha entre 10 mil e 25 mil moradores.
Hoje, são 12 milhões de habitantes, segundo o Censo de 2023. Ou 21 milhões, contando toda a metrópole. Mas temos um chichá a menos.
A queda do chichá (ou xixá, araxixá, coaxixá, pau-de-cortiça, pau-de-boia, boia-unha-de-anta, ou samuma-branca se você estiver na Bahia, ou embira-quiabo se for capixaba) não foi uma surpresa para Ricardo Cardim.
Em uma postagem de 24 de dezembro do ano passado em sua conta no Instagram, o botânico aparece em frente da planta falando como ela "incrivelmente sobreviveu a 200 anos de ameaça humana em seu entorno. Essa árvore tem raízes incríveis, que parecem lâminas de madeiras, que os povos originários usavam para comunicação, como se fosse um tambor".
Protegido—Duplicamos o seu depósito até R$1000. Clique, aposte em jogos de futebol e..."Mas", continuou o botânico, "há cerca de dez anos sofreu a queda de dois grandes galhos, que machucou muito a árvore, e ela está cicatrizando, fechando com a casca, mas parece que a madeira está sendo contaminada."
Ao jornal, Cardim explicou que as feridas aparentavam estar infestados de organismos xilófagos. "Não subi para investigar. Mas São Paulo tem um problema grave de brocas e cupins asiáticos. Além disso, estava cheio de lixo, restos de fogueira. O ideal seria controlar as pragas, adubar, proteger. Mas ninguém presta atenção em árvores. Quebrou como um palito", lamenta ele.
Segundo Cardim, o chichá não faz parte das espécies que forma anéis anuais, assim, não é fácil calcular sua idade real. "Seria possível fazer uma datação por carbono 14, mas aí teria que entrar uma universidade, um fundo de pesquisa. Mas se não se interessam pelas árvores em pé, vão se interessar pelas caídas?".
Alguns relatos dizem que José Arouche, que foi tenente-general do Exército, usava a região do atual largo como espaço para exercícios militares. Mas o pesquisador Douglas Nascimento lembra que Arouche era um grande produtor de chá em sua chácara. Daí, para que manter uma árvore nativa ali se iria atrapalhar sua agricultura?
De fato, o advogado adorava a bebida e tinha 44 mil pés em suas terras. Em sua "Memória sobre a Plantação e Cultura do Chá e sua Preparação até Ficar em Estado de Entrar no Comércio", o fazendeiro conta em 50 passos os segredos da boa colheita e torra, além de um apêndice ensinando como "extrair azeite das sementes para luzes [lamparinas]".
jogar tiger"Pelo que tenho experimentado, o azeite do chá é preferível ao do amendoim; pelo menos lhe notei menos fumo [fumaça]"jogo do tigrinho modo demo, escreveu o jurista, cujo palacete ficava na atual rua Santa Isabel.
Powered by jogos fortune tiger @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by365建站 © 2013-2024